Pesquisa Etnográfica



PESQUISA ETNOGRÁFICA



Após uma abordagem em aula, de forma sistêmica e objetiva, a professora Regina, trouxe algumas aplicabilidades e conceito da “Etnografia”. Que após todo debate nos propôs a aplicabilidade em algum ambiente de nosso cotidiano.
Foi de extrema relevância o assunto, porque, tivemos a oportunidade de usar uma ferramenta de pesquisa muito valida e eficiente, no âmbito em que foi criada, estimulando nosso senso crítico de forma instintiva. Fiz uma observação na academia em que pratico musculação, e após as observações, levei para sala de aula para ser compartilhada com os colegas, assim como eles as suas observações.
Após a atividade, pude perceber que a pesquisa etnográfica tem como foco entender a cultura de comunidades e de grupos sociais, independente do ambiente que esse grupo esteja alocado, em meu caso usei a academia e seus frequentadores. E não precisei de um exame aprofundado dos comportamentos, costumes, crenças, das pessoas observadas, e sim apenas de observações dentro daquele ambiente.

Comentários

  1. A atividade de campo foi muito bacana mesmo. Parar para observar um determinado território nos leva a uma imersão em detalhes que geralmente não enxergamos no dia a dia.

    ResponderExcluir
  2. Observando o território me sentir uma verdadeira pesquisadora cientifica.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Senso comum X Senso critico

Um mundo de muros.