Senso comum X Senso critico



Na segunda aula com a Profa. Regina, foram levantados questionamentos e a aplicabilidades do que referenciava o Senso comum do Senso crítico, o debate começou com alguns colegas dizendo nomenclaturas, outros disseram exemplos, mas, o que realmente trata e aborda esses dois temas? Pois bem, se levarmos ao pé do dicionário podemos dizer que "Senso crítico significa a capacidade de questionar e analisar de forma racional e inteligente. Através do senso crítico, o homem aprende a buscar a verdade questionando e refletindo profundamente sobre cada assunto." Já o "Senso comum é o modo de pensar da maioria das pessoas, são noções comumente admitidas pelos indivíduos." Dito isso podemos buscar enquadramentos e situações que aborde os dois âmbitos, então podemos dizer que o "senso comum" seria mais difundido e executado por tratar de já ser identitário de todos nós? Indiferente do "senso crítico" que está mais ligado a consciência do papel social de cada indivíduo e sempre ligado a promoção da capacidade de pensar, sobre tudo, inclusive nas verdades impostas pela sociedade dominante. Pois, é um senso que é praticado por poucos, justamente porque não está ligado ao comodismo de raciocínio.  Pra melhor fundamentar esclarecermos no que consiste o desenvolvimento do senso crítico, no âmbito da educação, como Lipman (1995), Tishman (1999), Carraher (1993), Raths et al. (1977), entre outros.
 Já para o senso comum posso dizer que está muito relacionado ao cotidiano de cada indivíduo,
 sendo transmitido de geração para geração nas sociedades, é por meio dele que o homem faz seus embasamentos, ficando  o cotidiano responsável em explicar a realidade em que vive. Suas principais características seria a subjetividade que reflete sentimentos e opiniões construídos por um grupo de indivíduos. Deixando claro no vídeo disponibilizado pela professora Regina, onde o professor universitário Carlos Silva faz essa diferenciação, onde a predominância do senso comum está muito relacionando a uma determinada cultura em determinada região.
Para finalizar, é dever de todos buscar exercitar e colocar em pratica o senso crítico, já que ele é o principal determinante para uma sociedade crítica e racional, principalmente quando refere-se a política.
   




REFERENCIAS:
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Uhntwm82HfQ&list=PL755x--vOOVuq4Lq0x-rajUxPHlVW4gQA> Acesso em: 11 de agosto de 2018.
Disponível em: <https://www.significados.com.br/senso-critico> Acesso em: 11 de agosto de 2018.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pesquisa Etnográfica

Um mundo de muros.